Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de TAC e por isso vou iniciá-lo com uma reflexão feita para esta disciplina, baseada no livro "Tudo o que é mau faz bem" de Steven johnson.
Os posts seguintes serão o mais diversificado possível, de nenhum tema em especial, mas de tudo que eu ache interessante e pertinente partilhar.
Para Steven Jonhson a “cultura de massas” está a evoluir muito significativamente e os novos Media, tais como o cinema, televisão, Internet e os jogos de computador estão a contribuir fortemente para o desenvolvimento de competências mentais diferentes das desenvolvidas pela leitura, é certo, mas igualmente importantes.
Os tão criticados jogos de computador colaboram também para o desenvolvimento dos processos cognitivos. O objectivo, de uma forma geral, é “chegar ao fim do jogo” e para isso é necessário, além da destreza manual e da exercitação da memória visual, capacidade de exploração, de decisão e de orientação no espaço. Os adolescentes habituam-se também a enfrentar novos desafios e a resolver situações mais complexas. Os jogos de computador proporcionam ainda aos intervenientes vivências e sensações reais ao fazê-los participar numa viagem que, à partida, suscita a curiosidade, o interesse, o desafio e consequentemente a motivação. Envolvido pelo ambiente virtual e fazendo verdadeiramente parte dele, o utilizador pode desenvolver um comportamento natural e intuitivo e agir de forma semelhante como se do mundo real se tratasse.
Não podemos portanto desvalorizar estes tipos de Media. Todos eles são importantes e obrigaram o nosso intelecto a exercitar-se de forma diferente. Segundo o autor “temos de encontrar critérios novos de avaliação para a actual ecologia mediática” e, mais importante que o conteúdo é “o tipo de raciocínio que temos que fazer para perceber o sentido de uma experiência cultural”.
Os tão criticados jogos de computador colaboram também para o desenvolvimento dos processos cognitivos. O objectivo, de uma forma geral, é “chegar ao fim do jogo” e para isso é necessário, além da destreza manual e da exercitação da memória visual, capacidade de exploração, de decisão e de orientação no espaço. Os adolescentes habituam-se também a enfrentar novos desafios e a resolver situações mais complexas. Os jogos de computador proporcionam ainda aos intervenientes vivências e sensações reais ao fazê-los participar numa viagem que, à partida, suscita a curiosidade, o interesse, o desafio e consequentemente a motivação. Envolvido pelo ambiente virtual e fazendo verdadeiramente parte dele, o utilizador pode desenvolver um comportamento natural e intuitivo e agir de forma semelhante como se do mundo real se tratasse.
Não podemos portanto desvalorizar estes tipos de Media. Todos eles são importantes e obrigaram o nosso intelecto a exercitar-se de forma diferente. Segundo o autor “temos de encontrar critérios novos de avaliação para a actual ecologia mediática” e, mais importante que o conteúdo é “o tipo de raciocínio que temos que fazer para perceber o sentido de uma experiência cultural”.
1 comentário:
Olá!
A minha participação abrange um conjunto de sugestões para um fim-de-semana diferente na INBICTA (sim porque isto de ser professor exige descanso nos fds!!).. SIZE THE WEEKEND :)
28_29 Jan,1_2 MArço - Mercado Ferreira Borges,
Feira de Objectos de Design e Decoração, «Stock-Off»
Sair Fora Cá Dentro
http://www.escapadinha.pt/
Para quem gosta de caminhadas
http://www.trilhos.pt/
Agenda Cultural da Câmara
http://www.cm-porto.pt/?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/5243
Tanto para ver e experimentar e tão pouco tempo..
Ana.
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